Filme Capstone


Portfólio do segundo semestre 2025

O estudo de português deste semestre foi focado para os estudos de roteiro do próximo filme que estou escrevendo. 

Com a ideia inicial que eu ia encarar a experiência de fazer um filme de novo, comecei a complexa reflexão sobre o que a história vai se tratar. Nessa dúvida cruel surgiu um amigo que futuramente ia se envolver como roteirista, em uma longa conversa com ele nós chegamos em uma ideia de enredo que nos agradou com grande tom de desafio por ser um tópico interessante e difícil de trabalhar, mas estamos disposto a encarar esse desafio. 

Com a ideia principal definida, comecei meus estudos para estruturar o enredo com muita certeza do que eu estava fazendo. Os estudos começaram com criação e desenvolvimento de personagem, passando por estrutura de roteiro e diálogo e “jornada do heroi”. Todos esses estudos funcionarão em paralelo com a criação das personagens protagonistas, pesquisa de referências e estudo dos possíveis temas abordados na histórias e muitos brainstorms estruturando o enredo. Os estudos funcionaram bem em paralelo com as primeiras pesquisas para que o roteiro fosse se formando com uma estrutura mais sólida e certeira, já que é mais baseada em estudos de roteiro. 

O projeto por enquanto se encontra no estágio de estrutura inicial do roteiro e com um planejamento de prazos e primeiras ideias de pré-produção e produção. 

Os recursos principais usados no estudo de estrutura de roteiro foram sites online baseados em pesquisas e estudos profissionais, outros filmes e entrevistas de cineastas. Sites como BrasilEscola, instituto cinema e mundo escrita foram os principais usados. Os filmes Bones and All, O Beijo no Asfalto e O Silêncio dos Inocentes foram grandes referências junto com estudos de antropofagia. 

referencias visuais

Já tendo feito um filme e agora passando pelo resultado e reconhecimento do filme em questão acaba trazendo uma curiosidade de fazer outro, consertar os “erros” do primeiro filme, fazer algo diferente, fazer melhor. Com essa motivação começou as pesquisas e conversas sobre o filme. 

Envolver outra pessoa no roteiro é algo que é muito bom pra mim por me manter focada e trazer ideias e pontos de vista diferentes, por isso a ideia inicial surgiu de uma conversa com ele. A ideia da história por ser sobre antropofagia traz um desafio e uma certa falta de confiança pra mim, mas me mantenho focada pra usar isso de motivação, como um desafio de abordar um tema polêmico e ruim com delicadeza e coitado para construir um trabalho bem feito, diferente e impactante. 

playlist de inspiração