Portfólio do segundo semestre 2024
Gosto da ideia de conhecer muito bem minha cidade ou bairro, então quando precisei inventar um jeito criativo e interessante de estudar geografia e ciências, tive a ideia de fazer algo que sempre tive vontade: um mapa do meu bairro.
A ideia era simples, ter um mapa da minha região, buscando não ser um mapa turístico, mas um mapa pessoal. Com lugares presentes na minha rotina e informações relevantes para o meu dia a dia. No verso do mapa teria textos contando curiosidades sobre meu bairro, algumas histórias, dados e textos sobre a flora e fauna e animais do bairro.
O desafio era juntar todas as ideias em um resultado impresso, equilibrando o pessoal e o apresentável, e fazer toda a ilustração do mapa.
O mapa tem formato de fanzine, sendo uma dobradura com o lado principal focado em ciências e o outro o mapa.






Para escrever os textos do verso do mapa, foi necessário muita pesquisa, pela internet e em pesquisas de campo.
Sempre ando pelo bairro ou de bicicleta ou a pé, então estou sempre reparando em vários detalhes e lugares que agora foram úteis. Com alguns passeios focados em anotar e tirar fotos do meu bairro, consegui um material suficiente para iniciar minhas pesquisas online, que ocorreram através de sites de turismo, artigos de ciência sobre meu bairro, e sites específicos sobre surf que ajudaram com o conteúdo sobre vendo e mar.
Um projeto como esse, que passa por várias etapas e várias mudanças, começam sempre com o rascunho, testando cores e designs diferentes, definindo conteúdo e pontos que estariam no meu mapa.
Depois de trabalhar bastante no conceito, começa a etapa de realmente fazer as ilustrações finais. Os desenhos que aparecem do lado de cada ponto do mapa, foram feitos usando canetas blush e lápis de cor, tudo desenhado no papel e depois digitalizado. Já as ruas, os detalhes e acabamentos foram feitos no Adobe Fresco, que é um aplicativo de desenho digital. Por fim eu ajustei os detalhes para ter uma versão do mapa impresso, com uma dobradura e um papel especial.

Criar e desenhar um mapa foi um dos projetos mais interessantes que já fiz, consegui desenvolver técnicas de desenho fora do que estou acostumada, ter um conhecimento maior sobre o lugar que moro, entender um pouco mais sobre o funcionamento de mapas, e praticar finalização de trabalhos digitais.