portfólio do segundo semestre 2025
O curso de Tarot seguiu um fluxo de estudos de uma aula longa de um arcano maior com exercício prático e o estudo teórico, e a mini aula que era só o estudo teórico dos arcanos menores.


Estudar os arcanos maiores exigia mais atenção pois são mais complexos, por isso as aulas começavam com exercícios práticos artísticos como pinturas e desenhos para o melhor entendimento da mensagem de cada carta. Os exercícios tinham um direcionamento da professora mas em geral eram muito lúdicos e trabalhavam o inconsciente, por isso depois começamos os estudos teóricos entendendo o resultado pessoal do exercício de cada aluno e como tudo isso se relaciona com o arcano maior do dia. A maioria das aulas também envolvia uma lenda ou mito nos estudos para mostrar outros exemplos do arquétipo da carta que está sendo estudada.Outro foco importante foi a simbologia das figuras presente na carta.
As mini aulas sobre os arcanos menores eram um pouco diferentes. Por serem cartas mais simples eram estudadas mais de uma carta por aula. Também seguiam a linha de associar uma lenda ou mito para o estudo, cada naipe foi relacionado com um, Copas era o mito Eros e Psique, Paus o mito de Jasão e os Argonautas, Ouro o mito de Dédalos. Cada carta era uma parte da história do mito, seguindo o Tarot Mitológico e ,melhorando o entendimento sobre os arcanos menores.

O Tarot por ser terapêutico, começa me afetando muito com os estudos e cartas antes mesmo de qualquer jogo. Por se tratar de estudos relacionados com psicologia, eu tive uma certa jornada de autoconhecimento, me entendendo através da simbologia das cartas.

Foi um curso que apareceu pra mim por acidente e comecei a fazer para ajudar uma pessoas, por isso no começo foi meio confuso, mas quando eu entendi o estilo de estudo foi tudo mais fluido. Eu aos poucos fui me encantando com as aulas e o próprio tarot, fui tirando pra mim e para os amigos de teste e adorando a ideias. Os estudos além de interessantes são amplos, os exercícios de artes melhoram minhas técnica, eu aplico as teorias dos arquétipos nos meus personagens, e eu levo as mensagens para meu dia-a-dia.